como rotina de estudos

Como manter rotina de estudos

Uma ótima maneira de manter o controle de seus estudos é desenvolver uma rotina consistente.

A definição simples de uma rotina é: “uma sequência de ações seguidas regularmente.”

Tente administrar seus estudos universitários como se estivesse trabalhando em um emprego. As pessoas aparecem no trabalho e sabem o que vão fazer e como o farão. Eles estabeleceram uma rotina ao longo do tempo que funciona melhor para eles fazerem as coisas.

Ao trabalhar em um emprego, você está lá 8 horas seguidas. Na faculdade, sua programação de estudos pode variar de hora em hora, muitas vezes ao dia. É preciso disciplina para mudar para o modo de estudo e permanecer lá. Eu chamo isso de virar o interruptor. Você tem que estar ligado ou desligado. Trabalho ou diversão.

É por isso que fazer uma programação detalhada é tão importante.

Você realmente tem que entender sua própria personalidade e força de vontade e ser honesto consigo mesmo sobre como usará seu tempo.

Com essas dicas vai ficar mais fácil manter um cronograma de estudos para medicina.

 

Levante-se na mesma hora todos os dias para manter uma rotina de estudos

 

Uma rotina de estudo, por definição, significa consistência.

Ter uma rotina consistente começa com levantar e ir para a cama nos mesmos horários todos os dias. A maioria das pessoas varia sua hora de acordar quando tem aulas pela manhã.

Mas tente ir para a cama e acordar na mesma hora todos os dias da semana.

É melhor acordar cedo por vários motivos. Tire o máximo do caminho o mais cedo possível para que as noites sejam livres. É quando as coisas estão acontecendo. Também é bom ter tempo pela frente para que você possa lidar com as coisas inesperadas que vão acontecer.

 

Leia mais: Frases para conclusão de TCC 

Defina o seu tempo de estudo

 

A parte mais importante de qualquer rotina é identificar horários de estudo específicos e tratá-los como mais importantes do que qualquer outra coisa que você tenha que fazer.

Decida quais blocos de tempo de estudo você planeja usar e se comprometa com eles como qualquer outra obrigação. Não deixe que nada nem ninguém o afaste deles. 

Para fazer um bom plano de estudos, você precisa ser o mais preciso possível, estimando o tempo de estudo que realmente possui.

Ter uma rotina não significa que você não pode mudar. É o que lhe dá flexibilidade para decidir.

Fique no controle de seu tempo revisando continuamente sua programação. Se os tempos não forem realistas, revise sua programação e inicie uma nova rotina. 

 

Conheça o valor do tempo

 

Toda a questão de seguir uma rotina de estudo realmente gira em torno de fazer escolhas. Os alunos são continuamente estimulados a se divertir agora e adiam o trabalho para mais tarde.

Tenha em mente que o tempo gasto estudando agora sempre vale mais do que estudá-lo mais tarde. Faça tudo e saia do caminho o mais cedo possível, para que possa fazer as coisas que realmente deseja mais tarde.

 

 

Conclusão

 

Com essas dicas os seus estudos se tornarão mais produtivos e mais fáceis de se planejar. Agora anote todas essas dicas e comece a colocar em prática hoje mesmo. 

Gostaram das dicas? Querem deixar novas sugestões de temas? Deixe abaixo nos comentários que vamos responder. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *