descrição do currículo

O que colocar na descrição do currículo?

O currículo é o mais importante documento para um trabalhador desempregado em busca de oportunidades e vagas que o colocarão no mercado de trabalho. 

 

Sabemos que emprego não está fácil, a relação de oferta (vagas disponíveis) e demanda (quantidade de desempregados) é muitas vezes desproporcional, e uma situação cruel e preocupante para quem depende de uma ocupação e um salário para viver com dignidade.

 

No momento de buscar vagas, o currículo será o cartão de visitas para que o empregador conheça seu perfil profissional e possa escolhê-lo para compor a equipe de sua empresa, portanto, é imprescindível que ele seja bem feito e se destaque em meio ao dos outros candidatos.

 

Como muitas pessoas ainda tem dúvidas e se sentem inseguras e indecisas na hora de criar um bom currículo, elaboramos este texto para que você entenda de uma vez por todas o que é um bom currículo e como a descrição (primeiras informações vistas pelos recrutadores) serão fundamentais para dar um passo em direção ao seu novo trabalho.

 

Vamos lá!

 

O que é o currículo?

 

O currículo, ou Curriculum Vitae (CV)  como também é conhecido – termo em latim que significa trajetória de vida – é um documento semelhante a um histórico, que trata de sua trajetória profissional, que inclui informações como sua formação, experiências, conhecimentos, habilidades e capacidades enquanto profissional.

 

É o principal documento utilizado por recrutadores e empregadores para selecionar novos funcionários, aqueles que melhor se encaixam para as vagas oferecidas pela empresa. Ele expõe de forma resumida e sucinta suas qualificações e aptidões.

Saiba o que colocar em qualificações  no currículo para se sair bem na seleção do currículo pelo recrutador

 

O que define um bom currículo?

 

Depois de saber o que é um currículo, é preciso entender o que faz dele um bom currículo, aquele que vai contribuir de forma decisiva para sua contratação.

 

Antes de mais nada, compreenda que é interessante você adequar seu currículo para cada vaga ou empresa aonde você pretende mandá-lo. 

 

Habilidades e conhecimentos que você possui, mas que não agregam ou fazem diferença para a vaga que você almeja não fazem sentido serem inseridas no seu currículo.

 

Se, por exemplo, você está se candidatando a uma vaga de vendedor em uma concessionária, talvez o curso de corte e costura certificado que você tem não seja a melhor escolha para constar. 

 

Veja outros pontos fundamentais que devem ser observados na elaboração de um bom currículo:

 

  • Perceber se você possui o perfil adequado para a vaga disponível;
  • Não mentir ou incluir informações falsas;
  • Prezar pela simplicidade e objetividade; 
  • Não fazer currículo longos, com mais de 2 páginas;
  • Utilizar uma estrutura ou modelo que facilite a leitura e a localização das informações;
  • Revise e mantenha seu currículo atualizado! 

 

O que colocar na descrição do currículo?

 

A descrição de um currículo se refere a sua primeira sessão, aquelas informações básicas que servem para o recrutador saber quem é você.

 

Na hora elaborar este tópico, preste atenção para não exagerar nas informações ou colocar informações insuficientes. E aqui, o título “curriculum vitae” é completamente desnecessário. Veja o que colocar na descrição de seu currículo.

 

  • Seu nome Completo;
  • Endereço – principalmente a cidade que você mora, outras informações como bairro apenas se for solicitado, pois são relevantes para o recrutador calcular o  tempo de deslocamento do candidato até o trabalho, não é necessário informar número, apartamento ou informações que te exponham, dê valor a sua segurança;
  • Email atualizado e que seja acessado com frequência;
  • Telefone/ Celular – onde você pode ser encontrado com facilidade! Se você receber uma ligação e o recrutador não conseguir falar com você fica complicado;
  • Nacionalidade – caso considere relevante;
  • Idade – se o empregador não estabelece um limite de idade, não é necessário informar, principalmente se você for mais velho, pois é comum pessoas mais velhas serem rejeitadas pelo mercado de trabalho. 

 

Dados como RG, CPF, Se tem filhos ou não, orientação sexual, raça, religião, hobbies, número do título de eleitor, carteira de trabalho, estado civil, etc., não devem ser colocados.

 

Caso haja dúvidas por parte do empregador e ele queira saber mais sobre você, a entrevista será o momento para isso.

 

Qual a importância de fazer uma boa descrição do curriculo?

 

Uma descrição bem feita, e a incorporação de  informações suficientes e acessíveis para que o recrutador tenha o primeiro contato com seu perfil faz toda diferença, chamando sua atenção para que ele se interesse em conhecer mais sobre você.

 

Lembre-se sempre: Seu currículo deve valorizar e estar à altura daquilo que você pode e é capaz de fazer.   

 

Este texto foi útil para você? Compartilhe conosco suas dúvidas e experiências!

10 coisas que você deve evitar ao criar um currículo para vaga de emprego

Criamos esse post para te ajudar quando for criar o seu currículo, são 10 dicas que você deve evitar na hora de fazer o seu currículo.

Veja o conteúdo completo: 10 coisas que você deve evitar ao criar um currículo para vaga de emprego

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *