objetivo do curriculo

Objetivo do currículo: O que colocar?

A elaboração de um currículo é um desafio e uma tarefa difícil para muitas pessoas. No processo podem surgir dúvidas e questionamentos que causam insegurança e receio de que o currículo seja descartado por não causar uma boa impressão.

 

Entre todos os campos de um currículo, aquele que mais causa desconforto é o campo do objetivo, onde o profissional precisa se apresentar, falar de si e mostrar o que pretende e almeja com a vaga a qual se candidatou.

 

Se você está confuso e não sabe o que colocar no objetivo de seu currículo, não se desespere, neste artigo vamos tirar todas as suas dúvidas e te oferecer exemplos práticos para você acertar e criar um currículo capaz de se destacar em meio a tantos outros.

 

Continue conosco!

 

O que é o objetivo no currículo?

 

De forma simples, o objetivo no currículo é o campo que vem logo após suas descrições (dados pessoais como nome, contato, endereço, etc). 

 

É, portanto, a segunda informação que será vista pelos recrutadores, e se trata de um pequeno texto, de no máximo duas ou três linhas, onde você, profissional em busca de uma oportunidade, informará de forma lógica e resumida a área de atuação ou cargo pretendido e suas expectativas profissionais.

Esta parte tem o poder de fazer você se destacar e chamar atenção entre os outros candidatos, por isso, precisa ser escrito de forma estratégica e eficaz.

 

Saiba o que colocar na descrição do seu currículo e assim conseguir chamar atenção do selecionador

 

Para que serve o objetivo no currículo?

 

O objetivo profissional em um currículo é importante por dois motivos básicos:

 

  1. Para o candidato: Onde o trabalhador usa esse espaço para “vender o seu peixe”, e se apresentar para o recrutador;
  2. Para o empregador: Analisar se os objetivos do candidato estão alinhados e podem suprir as necessidades da empresa.

 

O objetivo tem o potencial de, em poucas linhas, revelar a personalidade e o perfil do trabalhador, por isso, sempre reserve um tempo para pensar e se dedicar à elaboração de seu objetivo ao candidatar-se para aquela vaga.

 

Objetivos específicos para cada situação

 

Como você deve ter percebido até aqui, é fundamental que seu objetivo seja específico, direto e preferencialmente, personalizado de acordo com a vaga e a empresa para onde seu currículo será destinado.

 

Se você for um profissional capacitado e experiente em muitas áreas, pode ficar confuso no momento de expor seus objetivos.

 

Por isso tenha em mente que o importante é seu objetivo estar relacionado com a vaga que você quer, e a personalização deste campo será fundamental.

 

Exemplos de objetivos profissionais para você não errar

 

Pode ser que você esteja achando muito abstrata todas essas explicações, mas uma das melhores formas de entender algo é por meio dos exemplos. Então vamos a eles:

Para profissionais experientes

 

Se você tem experiência e vivência na área ou na vaga para a qual pretende se candidatar, enfatize e demonstre isso no seu objetivo. Observe:

 

  • Sou Profissional da área do Direito e com minhas habilidades e competências, atingidas ao longo de 2 anos de atuação no mercado de trabalho, desejo contribuir no desenvolvimento dos projetos e ações da empresa;

 

  • Administradora de empresas com 5 anos de experiência na área de gestão de pessoas, estou interessada em compor a equipe para desenvolver e contribuir no setor de relacionamento com o cliente;

 

  • Vendedora com 10 anos de experiência e atuação no comércio, tenho conhecimento integral na rotina e dinâmica de lojas e estabelecimentos, almejo contribuir para  de resultados e soluções atuando no cargo de Gerente.

 

Para profissionais inexperientes

 

Se você tem pouco tempo de atuação no mercado, está mudando de carreira ou busca o primeiro emprego, estes exemplos são ideais para você:

 

  • Formada em Contabilidade com interesse na área tributária, estou em busca de uma posição inicial na empresa (pode colocar o nome da empresa a que se refere);

 

  • Desejo fazer parte da equipe administrativa na área de relacionamento com o cliente para que eu possa colocar em prática as habilidades e aprendizados adquiridos ao longo de minha formação;

 

  • Procuro iniciar carreira na área de vendas, a partir do cargo de vendedora na loja (nome da loja), e desejo, através deste novo desafio, me desenvolver profissionalmente e contribuir com as demandas da empresa.

 

Claro que você pode colocar em seu currículo frases mais diretas e genéricas como: 

“Procuro minha primeira oportunidade de trabalho no setor de contabilidade” ou “Almejo uma vaga de estágio na área administrativa”.

O importante sempre é entender que você precisa ser sincero e honesto com que avalia seu currículo, mentiras nunca são bem-vindas.

Portanto não tenha medo e capriche no seu objetivo. E não esqueça de nos contar se esse texto foi útil para você!

10 coisas que você deve evitar ao criar um currículo para vaga de emprego

Criamos esse post para te ajudar quando for criar o seu currículo, são 10 dicas que você deve evitar na hora de fazer o seu currículo.

Veja o conteúdo completo:10 coisas que você deve evitar ao criar um currículo para vaga de emprego

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *